A FÁBRICA

Março 24 2005

Júlio Gabriel Verne nasceu em 8 de Fevereiro 1828 na cidade de Nantes, em França, filho de Pierre Verne e Sophie Verne, sendo o mais velho de cinco irmãos. Júlio Verne fez toda a instrução primária e secundária na sua cidade natal e aos vinte anos com o intuito de estudar direito muda-se para Paris corria o ano de 1848.
Apaixonado pela literatura e pelo teatro logo começa a escrever peças e incentivado por Alexandre Dumas (Pai) , estreia a sua primeira peça em 1850 “Palhas Quebradas” , neste mesmo ano começa a trabalhar no Teatro Lírico de Paris. Em 1851 demonstra um grande interesse pelas novas descobertas científicas e pela geografia, ciências pelas quais sempre teve fascínio porém agora o seu interesse visa o propósito maior, de soltar as rédeas da imaginação para escrever as suas obras.
Em 1857 casa-se com a jovem viúva Honorine-Anne-Hebe Morel, que já tinha duas filhas e com a qual teve o seu único filho, Marcel e para manter a casa emprega-se na Bolsa de Valores de Paris, mas sem deixar de lado seus escritos. A carreira literária de Júlio Verne começou a destacar-se quando o mesmo se associou a Pierre Jules Hetzel.
Em 1862 ele apresenta à editora Hetzel a obra “ Cinco Semanas em Balão”, a venda desse livro foi um sucesso em França e depois em todo o mundo. Hetzel assina um contrato com Verne de vinte anos e com os ganhos das suas futuras obras ele pode abandonar seu emprego na Bolsa de Valores e dedicar-se inteiramente à literatura.. Este seu primeiro grande sucesso rendeu-lhe fama e dinheiro e a sua produção literária entrou num ritmo alucinante. Quase todos os anos Hetzel publicava um novo livro de Verne, quase todos grandes sucessos.
Júlio Verne teve uma basta produção literária de mais de oitenta livros, que se destacam: Vinte Mil Léguas Submarinas. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias. Viagem ao Centro da Terra. Cinco Semanas em Balão. A Ilha Misteriosa. Da Terra à Lua. Miguel Strogoff. Os Filhos do Capitão Grant. A Escola dos Robinsons. A Invasão do Mar. O Farol do Fim do Mundo. A Esfinge dos Gelos. A Procura dos Náufragos. A Casa a Vapor. A Jangada. O Arquipélago de Fogo. A Serpente do Mar.
O seu último livro publicado foi “Paris no Século XX”, que foi escrito em 1863, mas apenas publicado em 1989, quando o manuscrito foi encontrado guardado por um bisneto de Verne. O livro tem um conteúdo depressivo, e Hetzel aconselhou o escritor a não publicá-lo na época, pois fugia à fórmula de sucesso dos livros já escritos, que falavam de aventuras extraordinárias. Verne seguiu seu conselho e guardou o manuscrito num cofre, só sendo encontrado mais de um século depois. Até hoje Júlio Verne é o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo a UNESCO.

Júlio Verne foi escritor, ensaísta e escreveu também para o teatro, no entanto tornou-se famoso pelas suas obras onde a aventura e as grandes descobertas científicas são o tema dos seus enredos, sendo considerado um visionário já que muito antes do homem viajar para a Lua, ou da invenção do fax ou do submarino nuclear, Verne já colocava ao dispor de seus leitores essas jóias da tecnologia.
Em “20.000 Léguas Submarinas” surge o Nautilus , submarino movido a energia nuclear, no livro “o Dono do Mundo” aparece o vídeo-telefone, na aventura “Da Terra à Lua” surge o foguetão, em “Paris no Século XX” aparece a descrição de um aparelho semelhantes ao fax, e na obra “A Casa a Vapor”, aparece uma descrição do tanque de guerra.
Júlio Verne era considerado um pouco à margem das grandes obras e escritores da época (século XIX), porém sua imaginação prodigiosa e suas histórias fantasiosas conquistaram um público cativo que ávido por aventuras e descobertas científicas viram na obra de Verne uma válvula de escape. As suas obras falam da humanidade e do seu futuro com grande esperança.
Morreu aos 77 anos de idade em 24 de Março de 1905, faz hoje precisamente 100 anos.

publicado por armando ésse às 10:10

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Março 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
16
17
18

20
25



pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO