A FÁBRICA

Janeiro 28 2008

A primeira longa-metragem de Orson Welles, terminou o filme apenas com vinte e cinco anos de idade, é provavelmente o mais respeitado, o mais analisado de todos os filmes. O filme Citizen Kane (O Mundo a Seus Pés, na versão portuguesa) foi considerado em 1998 a melhor película de todos os tempos pelo American Film Institute. Apesar da ambiguidade e do ridículo, de catalogar um filme como “o melhor filme da história do cinema”, O Mundo a seus Pés, é indiscutivelmente uma obra-prima cinematográfica.
A película retrata muito dos aspectos da vida americana, política, sexo, amizade e traição, juventude e velhice, que faz dele um filme para todas as gerações.
O filme conta a história de Charles Foster Kane, que nascendo numa família humilde, encontra a riqueza numa mina de ouro, que a sua mãe herdou. Chegado à idade adulta, começa a edificar um império constituído por jornais e uma estação de rádio populistas. Depois casa, casa com a sobrinha do presidente americano e candidata-se a governador. No entanto é derrotado. À mediada que o poder lhe foge, Kane torna-se violento para com a esposa e a amante e acaba por morrer sozinho no seu palácio, sonhando com a simplicidade da sua infância.

Origem: E.U.A (Mercury, RKO, Película a preto e branco)
Data de estreia: 1 de Maio 1941
Realização: Orson Wells
Produção: Orson Wells, Richard Baer e George Schaefer
Argumento: Herman J. Mankiewicz e Orson Wells.
Fotografia: Gregg TolandMúsica: Bernard Hermann, Charlie Barnet e Pepe Guizar
Elenco: Orson Welles, Joseph Cotton, Dorothy Comingore. Agnes Moorehead, Ruth Warrick, Ray Collins, Erskine Sanford, Everett Sloan, Paul Stewart e Charles Bennett.
publicado por armando ésse às 10:59
Tags:

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22



pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO