
O primeiro grande salto na sua carreira chegaria em 1974. Então com doze anos foi convidada por Martin Scorsese para fazer o papel de uma jovem prostituta em Taxi Driver. Jodie Foster aceitou o papel e convenceu a Academia, que a nomeou para os Óscares.
Com um contrato assinado com os estúdios Dinsey, a Jodie Foster sobravam muitos papéis em filmes para crianças mas tinha poucas hipóteses de brilhar no cinema fora do universo infantil, por imposições contratuais. Em 1980 decidiu abrandar um pouco a sua carreira como actriz. Dedicou-se aos estudos, formando-se em Literatura, pela Universidade de Yale. No fim do curso, toma a decisão de ser actriz profissional.
Depois de pequenos papeis, tem a hipótese de brilhar no filme de Jonathan Kaplan, Os Acusados (1988), onde contracena com Kelly McGillis. O seu papel de jovem violada, impressionou a Academia, que lhe atribuiu o seu primeiro Óscar de melhor actriz.
No entanto a sua carreira acabou por não sofrer o impulso decisivo. Papéis em filmes como Somersby, O Regresso de Um Estranho, (1993) de Jon Amiel ou Maverick (1994) de Richard Donner, eram interessantes mas muito abaixo da classe de representar que já tinha provado e os seus projectos Nell (1994) e Contacto (1997 ) acabaram por ser dois fiascos, junto das bilheteiras e da crítica.
Jodie Foster é uma actriz multifacetada e que já foi considerada a estrela mais brilhante da sua geração. Resta saber, se voltará a brilhar tão intensamente como no passado. Tem apenas, 46 anos.