A FÁBRICA

Janeiro 05 2006

Cuba esteve por trás do assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy por Lee Harvey Oswald em 1963, os seus agentes deram apoio financeiro e logístico ao o atirador, Lee Harvey Oswald, disse um realizador alemão num novo documentário.
Wilfried Huismann passou três anos a fazer pesquisas para “Rendez vous with Death” (Encontro com a Morte), baseado em entrevistas com ex-agentes secretos cubanos, autoridades norte-americanas e uma fonte dos serviços secretos russos, além de pesquisas em arquivos dos serviços secretos mexicanos
As eventuais motivações para Fidel Castro incitar os serviços secretos para a trágica tarefa seriam de carácter vingativo, pois Castro responderia assim à tentativa de eliminação de que foi alvo, meses antes, por parte da CIA.
O filme, apresentado para jornalistas em Berlim ontem, diz que Lee Harvey Oswald viajou para a Cidade do México de autocarro em Setembro de 1963, sete semanas antes do assassinato, e encontrou-se com agentes na embaixada cubana no país, onde recebeu 6.500 dólares.

O ex-agente cubano Oscar Marino, fonte importante do documentário, disse a Huismann que o próprio Lee Oswald se tinha oferecido como voluntário para assassinar Kennedy e que Cuba o explorou.
“Oswald era um dissidente. Ele odiava seu país . Oswald ofereceu-se para matar Kennedy”, disse Marino no filme. “Ele sentia tanto ódio que ele teve a ideia. Nós o usamos. Ele foi um instrumento.” Marino disse saber com certeza que o assassinato foi uma operação dos serviços secretos cubanos G-2, mas não disse se ela foi ordenada pelo presidente Fidel Castro.

Lee Harvey Oswald foi morto a tiros por Jack Ruby dois dias depois de matar Kennedy.
O filme argumenta que Cuba queria eliminar Kennedy porque ele era o principal inimigo da revolução comunista e retrata o norte-americano e Fidel Castro como dois rivais que se tentavam assassinar mutuamente.
Terá sido, afinal, Fidel Castro a movimentar os peões para fazerem o atentado contra John F. Kennedy, em Novembro de 1963?
publicado por armando ésse às 22:32

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Janeiro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

15
16
17
20
21

24
25

29


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO