A FÁBRICA

Fevereiro 14 2005

Morte da Irmã Lúcia - Lúcia de Jesus dos Santos a última sobrevivente dos três pequenos pastores que em 1917, afirmaram ter visto a Virgem na Cova da Iria, morreu ontem com 97 anos de idade. Nascida a 22 de Março de 1907, numa povoação perto de Fátima, lúcia tinha dez anos quando afirmou ter visto pela primeira vez, Nossa Senhora na Cova da Iria, juntamente com os primos Jacinta e Francisco, tendo sido a única a alegar ter ouvido as palavras da Virgem.Inicialmente a Igreja encarou cepticismo os relatos dos três pequenos pastores e só em 13 de Outubro de 1930 o bispo de Leiria proclamou aficialmente que as aparições eram dignas de crédito.Procurando recato, Lúcia entrou em 1921 num colégio de doroteias no Porto, vindo a professorar como doroteia em Tuy, Espanha. Em 1946 regressou a Portugal, entrando dois anos mais tarde, em 25 de Março de 1948 para o Carmelo de Santa Tersa, em Coimbra, tendo aí vivido até à sua morte, ocorrida ontem.
Os políticos - O PSD e o PP cancelaram ontem todas as acções de campanha eleitoral previstas para hoje e para amanhã, depois de saberem da morte da Irmã Lúcia. O primeiro-ministro, que já tinha suspenso as acções de campanha eleitoral durante o dia de Carnaval, fez ainda saber que vai propor que seja decretado luto nacional pela morte da Irmã Lúcia. O PP, que pelo seu líder, deu a conhecer aos portugueses que a, Irmã Lúcia é uma figura ímpar do século XX português, anulou todas as acções de campanha "em forma de respeito e recolhimento". O PS, vá-se lá saber porquê, foi a reboque do PSD e do PP, e decidiu não fazer campanhas de rua e condicionou algumas das suas acções de campanha. O PCP e BE, deram um voto de pesar, mas baseados, e na minha opinião certos, na salutar separação institucional entre o Estado e a Igreja, decidiram continuar com as acções de campanha agendadas para hoje e para amanhã.
Os Oportunistas- D. Manuel Martins, bispo resignatário de Setúbal, faz uma crítica feroz aos partidos que alteraram as acções de campanha eleitoral. Em declarações à TSF, não esconde a sua indignação e considera um absurdo interromper a campanha eleitoral em homenagem à irmã Lúcia. "Não tem nada a ver uma coisa com a outra e a campanha eleitoral devia continuar. Não tenho dúvidas nenhumas" adiantou. D Manuel Martins considera que se está a verificar " um oportunismo político" e que " não fiquei nada contente nem convencido da sinceridade no tocante à suspensão de actividades políticas" Mais uma vez estes políticos, recorrem a truques baixos, para uma exploração oportunista dos sentimentos mais profundos dos portugueses.
publicado por armando ésse às 13:32

Não poderia estar mais de acordo com o que dizes neste post, independentemente de quem acredita ou não na "aparição". Aproveito para chamar a atenção para as palavras do "bispo de setúbal" na revista do expresso de 05/02/05. ... Não resisto, ainda que um pouco fora de contexto a transcrever uma pequena passagem: "Uma vez, pelo Natal, quando ia a entrar na Catedral, estava lá um sem abrigo, envolto em trapos e papéis. Aquilo incomodou-me tanto que não me apetecia celebrar a missa de Natal. Pensei que, afinal, iamos celebrar o nascimento de Jesus, e o Natal estava alí à porta. Achei que o que íamos fazer alí era tudo uma mentira. O menino-rei fez-se um de nós, veio dizer-nos que somos todos irmãos, que todos devemos amar, e, ao fim e ao cabo, o presépio estava ali à porta. Fiquei muito incomodado. Os Natais estão tão perto de nós e corremos o risco de andar embrulhados numa grande mentira."
Fui buscar este excerto aparentemente fora de contexto, porque muitos de nós, andamos entretidos a apostar no nosso candidato, a assistir a debates que mais parecem combates, damos-lhes audiências e legitimidade, esperando que se resolvam as coisas que queremos acreditar nos incomodam e, contudo não mexemos uma palha para ajudar a resolver os pequenos problemas que nos tocam à porta. Igrejas, religiões e partidos à parte o que o povo nunca deveria esquecer e tem esquecido é, a solidariedade.
uivomania a 15 de Fevereiro de 2005 às 01:11

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Fevereiro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

18

20
23
25

27


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO