“Hoje assinalamos o final de uma viagem histórica, com o início de outra. Uma viagem que trará um novo dia melhor para a América. Graças a vocês esta noite posso estar aqui a dizer que serei o candidato Democrata à presidência dos Estados Unidos da América”, afirmou Obama aos apoiantes em Minnesota.
Formou-se em Relações Internacionais na Universidade de Columbia em 1983 e em Direito em 1991 em Harvard, onde foi o primeiro afro-americano a ser presidente da prestigiada Harvard Law Review. Antes de chegar ao Senado dos Estados Unidos, em Janeiro do ano passado, Obama esteve sete anos no Senado do Illinois, depois de ter trabalhado como organizador da comunidade e advogado de direitos civis.
Em 1992, organizou uma das maiores inscrições de votantes na história de Chicago para ajudar Bill Clinton nas eleições desse ano.
Na convenção do partido democrata no Verão de 2004 roubou o protagonismo ao candidato à presidência, John Kerry, com um discurso simples. “Não há uma América negra, uma América branca e uma América hispânica: há os Estados Unidos da América”, disse Obama.
Casado desde 1992, com Michelle Obama, é pai de duas filhas, Malia e Sasha. Barack Obama é autor dos livros “A Audácia da Esperança: Reflexões Sobre a Reconquista do Sonho Americano” (2006) e “Dreams from My Father: A Story of Race and Inheritance” (1995).
O Senador Barack Obama é o primeiro candidato negro à presidência dos Estados Unidos da América e devido à sua história pessoal, é visto por muitos como um conciliador carismático e unificador, que é no fim de contas, o que mundo e os americanos precisam, depois de George W. Bush, ter passado afincadamente os últimos oito anos , a tornar o planeta um lugar perigoso para se viver.