A FÁBRICA

Junho 06 2008

Fotografia de Robert Capa /Magnum Photos
A foto é a hora H, em Omaha Beach, onde se vê as tropas de assalto aliadas a chafurdarem nas ondas e entre obstáculos, debaixo do fogo do inimigo. Esta foto de Bob Capa é provavelmente a fotografia mais reproduzida do Dia D.
Robert Capa, estava na praia de Omaha, Normandia, na primeira onda do Dia D, a trabalhar para a LIFE. Nadou no mar gelado, escapou das balas alemãs e atingiu a praia. A sua reportagem, feita debaixo de fogo cerrado alemão, durou noventa minutos. No fim, foi tomado pelo pânico e apanhou um barco de regresso para um navio de guerra.
Em Londres, um assistente de fotografia estragou as películas e apenas se aproveitaram onze fotos, não muito nítidas. A revista LIFE tem outra versão, segundo escreveu “devido à extrema tensão do momento, Capa tremeu, e daí a falta de nitidez da fotografia”.
É possível, que o assistente tenha sido incompetente ou que Capa tivesse tremido, no entanto é bom lembrar a célebre frase do fotógrafo: “se as tuas fotografias não forem bastante boas é porque não estavas suficientemente perto”.
publicado por armando ésse às 08:41

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
17
18
21

22
23
24
26
27
28

29


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO