A FÁBRICA

Setembro 26 2005

O espanhol Fernando Alonso, da Renault, fez o suficiente para assegurar o título de campeão Mundial de F1. Neste domingo, terminou em terceiro lugar no GP do Brasil, disputado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e tornou-se o mais jovem campeão da história da categoria. Também foi o primeiro espanhol a ser campeão da F1.
Com 24 anos, Fernando Alonso, tornou-se o mais jovem campeão da F1.
O recorde anterior era do brasileiro Emerson Fittipaldi, que tinha 25 anos, oito meses e 28 dias quando se tornou campeão no ano de 1972. O espanhol, por sua vez, tornou-se ontem campeão com 24 anos, um mês e 27 dias.
A excelente notícia é, que com esta vitória, Fernando Alonso acaba com a hegemonia do alemão Michael Schumacher, que vinha de conquistar cinco títulos consecutivos.

Fernando Alonso, nasceu em 28 de Julho de 1981 em Oviedo Espanha. Oriundo de uma família humilde, o pai era torneiro mecânico e a mãe funcionária do El Corte Inglês, nasceu com vocação para vingar no mundo do desporto automóvel. Por influência paterna, aos 4 anos já se sentava num kart de fabrico caseiro, porque as economias não permitiam outra coisa. Ainda como infantil, correu sempre com miúdos mais velhos, nas provas organizadas em diversas localidades da região das Astúrias, mas nem por isso deixava de os derrotar, ganhando a primeira prova oficial aos 7 anos. O pai, Jose Luis Alonso, dedicava todo o tempo livre de que dispunha aos cuidados da preparação do kart para as corridas do fim de semana.
Com a subida de escalão, os gastos aumentavam quase em proporção, criando dificuldades ao modesto orçamento gerido pelo pai Alonso, que apenas quando o miúdo tinha nove anos e já ostentava o título das Astúrias e da Galiza lhe comprou um kart em primeira mão.
Já detentor de vários títulos em Espanha, chegava o momento de dar o salto, em termos de competição, para a Europa, mas o problema era sempre o mesmo: escassos recursos financeiros. Um importador de karts, Genis Marco, acabaria por ser determinante no futuro da carreira do actual piloto da Renault. Passou a apoiá-lo oficialmente, angariando também patrocínios e Alonso podia dispor, finalmente, de material novo e competitivo em cada prova. Um salto qualitativo que lhe permitiu, a partir de então, brilhar também a nível internacional, conquistando, entre outros sucessos, um título de campeão mundial de karting na categoria júnior. Passa de seguida pela Fórmula 3000, em 2001 chega finalmente à F1, onde se estreia pela Minardi, no Grande Prémio da Austrália, tornando-se o terceiro mais jovem piloto de sempre a fazê-lo. Em 2002 é chamado para piloto de testes da Renault e no ano seguinte torna-se piloto oficial da marca. Em 2003, a 22 de Março alcança a sua primeira Pole Position, tornando-se o piloto mais jovem de sempre a alcançá-la. Nesse mesmo ano, no Grande Prémio da Hungria, com 22 anos e 26 dias, torna-se o mais jovem piloto a ganhar um Grande Prémio.
Ontem, voltou a fazer história.
publicado por armando ésse às 07:34
Tags:

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Setembro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13
17

18
19
24

25
28
29
30


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO