No dia 27 de Janeiro assinala-se os 60 anos de libertação por parte do exército soviético,( entretanto institucionalizado Dia da Memória em diversos países ocidentais) do complexo da morte de Auschwitz-Birkenau. Auschwitz, símbolo do Mal para todos os homens de boa vontade, têm suscitadado as mais diversas paixões desde da sua libertação.Sectores da extrema-direita pretenderam lançar o boato de que a "solução final nunca existiu".Os soviéticos ofereceram-lhes, aliás, o pretexto de bandeja, ao propagandearem que em Auschwitz tinham sido mortos "quatro milhões de antifascistas", ou seja mais que duplicaram o número e omitindo o facto de 90 por cento das vítimas serem judeus apolíticos. É bom para a Humanidade que o complexo-Birkenau, permaneça de pé. Não como um exorcismo.Não como um simbolo do mal.Antes como um inestimável suporte para a breve memória humana. Para que não volta a repetir-se.Estes, sete post's abaixo colocados, é para evocar os milhões de vítimas, e para dizer bem alto, NUNCA MAIS!Se pretender saber mais, não deixe de visitar o excepcional blog de Pedro Éfe,salvoseafogados.
publicado por armando ésse às 12:13
Se estas horríveis atrocidades servirem para evitar algo semelhante, então deixá-las ficar. Mas custa ver. Ai custa.
Angela a 26 de Janeiro de 2005 às 14:24
Podem passar 500 anos que estas imagens e relatos vão continuar a chocar! A palavra chave é mesmo essa, memória!
Ricardo a 26 de Janeiro de 2005 às 14:31
Bela Homenagem Armando ! tenho acompanhado estas tuas crónicas, embora seja duro recordar , é sem dúvida necessário . Abraço
Finurias
Toze a 26 de Janeiro de 2005 às 17:40
Obrigada pela visita.
Infelizmente, a História do Horror não terminou aqui. Existem contextos sociais e políticos que continuam a bestializar os homens. Mas reflectir é importante (mesmo que seja muito difícil compreender).
MRF a 26 de Janeiro de 2005 às 18:11
Parece surreal não é? Grande questão: Se um homem era louco, o que seriam os milhões que o seguiram?
francis a 26 de Janeiro de 2005 às 21:58
Aparentemente é apenas mais um blogue, aparentemente é apenas mais uma mensagem, aparentemente é apenas mais uma vontade de que o Homem não esqueça, não negue e não ignore... o único legado que podemos deixar é o da Memória: negar é repetir o Holocausto.
PF a 26 de Janeiro de 2005 às 22:04
foram-se num esgar de dor infligida por mostrengos.
A que ponto pode chegar a bestialidade!
Nunca mais... é o mínimo que se pode dizer.
mfc a 27 de Janeiro de 2005 às 01:09
Pensar que este monstro chegou ao poder na sequência de um processo democrático...
Honestamente não creio que seja possível a repetição de tais atrocidades, mas preocupa-me a banalização do recurso à força tantas vezes desproporcionada e por isso tão fortemente indutora de ódios!!!
tinha pensado hoje não publicar nada. A minha homenagem seria o silêncio... Afinal, não sublimando, transferi a minha tristeza para um sorriso dedicado a Michelangelo....
titas a 27 de Janeiro de 2005 às 03:07