Em o Anjo Azul, Marlene Dietrich representa Lola Lola, uma estrela de cabaret popular, que canta e representa num cabaret sujo de uma vila pequena, Der Blaue Engel.
Provocantemente vestida, a sereia enfeitiça o respeitável director de uma escola, Immanuel Rath (Emil Jannings), para longe do seu mundo ordenado, seguro e previsível para o mundo dela, bizarro, de mágicos, palhaços e outros actores desfavorecidos. Fascinado e seduzido pela sua aura carismática, o professor envelhecido casa com Lola Lola e troca a sua posição no ensino pela servidão dela. Passados alguns anos, o humilhado Rath, é desiludido pela relação aberta que a sua mulher tem com um jovem.
Meticulosamente iluminado e embelezado pelo guarda-roupa e acessórios extravagantes, os espantosos números de Lola Lola deixam a audiência tão atraída por ela como Rath, que pode ser visto como um substituto para o desejo masoquista do espectador de ser vitima dos encantos destrutivos de Marlene Dietrich. (MOMA)
Origem: Alemanha
Baseado na novela: Professor Unrat de Heinrich Mann
Fotografia: Gunther Rittau, Hans Schneeberger
Música: Max Steiner