A FÁBRICA

Janeiro 24 2008

O filme O Anjo Azul, baseado numa novela de Heinrich Mann, Professor Unrat, foi o primeiro de sete filmes em que Josef von Sternberg e Marlene Dietrich colaboraram entre 1930 e 1935. Este filme catapultou a actriz alemã para o estrelato, tornando-a numa das mais inesquecíveis femmes fatales do cinema.
Em o Anjo Azul, Marlene Dietrich representa Lola Lola, uma estrela de cabaret popular, que canta e representa num cabaret sujo de uma vila pequena, Der Blaue Engel.
Provocantemente vestida, a sereia enfeitiça o respeitável director de uma escola, Immanuel Rath (Emil Jannings), para longe do seu mundo ordenado, seguro e previsível para o mundo dela, bizarro, de mágicos, palhaços e outros actores desfavorecidos. Fascinado e seduzido pela sua aura carismática, o professor envelhecido casa com Lola Lola e troca a sua posição no ensino pela servidão dela. Passados alguns anos, o humilhado Rath, é desiludido pela relação aberta que a sua mulher tem com um jovem.
Meticulosamente iluminado e embelezado pelo guarda-roupa e acessórios extravagantes, os espantosos números de Lola Lola deixam a audiência tão atraída por ela como Rath, que pode ser visto como um substituto para o desejo masoquista do espectador de ser vitima dos encantos destrutivos de Marlene Dietrich. (MOMA)

Origem: Alemanha
Data de estreia: 1 de Janeiro de 1930
Realização:
Josef von Sternberg
Produção: Erich Pommer
Argumento: Robert Liebmann e Josef Von Sternberg
Baseado na novela: Professor Unrat de Heinrich Mann
Fotografia: Gunther Rittau, Hans Schneeberger
Música: Max Steiner
Elenco: Marlene Dietrich (Lola Lola), Emil Jannings (Prof.Immanuel Rath), Kurt Gerron (Kiepert), Rosa Valetti (Guste Kiepert), Hans Albers (Mazeppa).
publicado por armando ésse às 15:35
Tags:

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22



pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO