A FÁBRICA

Abril 10 2007

Os Jogos Olímpicos, são uma prova desportiva que decorre de quatro em quatro anos em diferentes cidades do mundo e que consiste em 28 desportos olímpicos divididos por diversas modalidades.
Os Jogos Olímpicos têm as suas raízes na Grécia Antiga. Pelos registos que se conhecem, os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade terão tido lugar em 776 a.C., e, a partir daí, constituíram o palco da celebração da nobre competição e do valor educativo do desporto até ao ano de 393, data em que o Imperador Teodósio decidiu aboli-los por serem “demasiado pagãos”.
Só em 1896 é que os Jogos Olímpicos regressaram à história do desporto, devido ao esforço de Pierre de Coubertin, juntamente com Dimitrios Vikelas e outras personalidades da época. O ano de 1896 marca, assim, o início dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, e a sua primeira edição foi realizada no seu país de origem, a Grécia. No séc. XX, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados em várias cidades do mundo, levando o espírito olímpico a todos os continentes.
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram dedicados aos deuses do Olimpo e tinham lugar nas antigas planícies de Olímpia, onde se encontravam as estátuas de Zeus e Hera. Todos os gregos livres podiam participar nos Jogos, independentemente do seu estatuto social. Os participantes nos Jogos vinham de todo o mundo grego em busca do prémio final: uma coroa de ramos de oliveira e um regresso em glória às suas cidades-estado. Para além da glória, os participantes procuravam também os valores olímpicos: a competição nobre e o esforço para encontrar o equilíbrio entre corpo, determinação e mente.
Os Jogos eram sempre realizados na altura mais quente do ano. Inicialmente, tinham a duração de apenas um dia. A partir de 684 a.C, passaram a ser realizados durante três dias e, no século V a.C., já duravam cinco dias. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade mantiveram-se durante 12 séculos, até serem abolidos, em 393 pelo Imperador Teodósio, que decidiu banir todos os cultos pagãos.
No dia 6 de Abril de 1896, Atenas, a capital grega, acolheu uma tripla comemoração: a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o 75.º aniversário da Declaração da Independência Grega e a Páscoa, fazendo deste evento uma coincidência desportiva, nacional e religiosa, o que contribuiu ainda mais para o seu sucesso. Os Jogos realizaram-se num renovado Estádio Panathinaikon.Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna participaram 241 atletas, provenientes de 14 países, que competiram em 9 modalidades diferentes: Atletismo, Natação, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Tiro, Ténis, Luta Livre e Halterofilismo. Foi neste ano que Spyros Louis, um grego sem treino especial, venceu a medalha de ouro na prova da Maratona, tornando-se assim uma figura lendária no mundo do desporto. Fonte Biblioteca Universal.
publicado por armando ésse às 08:55

mais sobre mim
Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


pesquisar
 
blogs SAPO