A FÁBRICA

Setembro 16 2006
Terrance Stanley Fox, mais conhecido como Terry Fox nasceu no dia 28 de Julho de 1958, em Winnipeg, província de Manitoba, no Canadá. Quando era criança a sua família mudou-se para a cidade de Port Coquitlam, na Colúmbia Britânica, situada na costa oeste do Canadá.

Como adolescente, Terry Fox envolveu-se na prática de diversos desportos escolares. Em 1976 diagnosticaram-lhe um sarcoma ósseo (cancro nos ossos) na perna direita, que lhe seria amputada, (15 centímetros acima do joelho) no ano seguinte.Mas nem assim se vergou.Os sofrimentos dele próprio, mas sobretudo os dos restantes doentes seus companheiros de hospital, levaram-no a conceber uma longa corrida através do Canadá para angariar fundos para a luta contra o cancro.

Chamou-lhe a Maratona da Esperança.

Partiu de St. John’s, na costa leste do Canadá, em 12 de Abril 1980 para essa última prova de resistência e valentia. Correu 143 dias, percorrendo, apesar da prótese, cerca de 42 quilómetros diários. Pedia a cada canadiano um dólar para essa luta desesperada. Ganhou. Obteve mais de 24 milhões de dólares. No dia 1 de Setembro, ao fim, de 143 dias e 5300 quilómetros depois, Terry Fox foi obrigado a parar a sua longa maratona, em Thunder Bay, no Ontário, pois o cancro tinha-se expandido até aos pulmões.

Terry Fox acabaria por ser arrebatado pela morte alguns meses mais tarde. Foi no dia 28 Junho de 1981, tinha 22 anos anos. Foi proclamado herói nacional, tendo recebido várias honras. Foi escolhido, numa pesquisa de opinião pública no Canadá, como o canadiano mais famoso do século XX.

A morte arrebatou-o, mas não o derrotou.Porque hoje, a Fundação Terry Fox continua a mesma luta. Organiza maratonas um pouco por todo o Mundo para recolher fundos para a pesquisa e combate ao cancro. A Maratona da Esperança arrecadou um total de 400 milhões de dólares canadianos para a pesquisa e combate ao Cancro. No ano passado, realizaram-se cerca de 200 provas em países tão diferentes como Portugal, Bélgica, China, Austrália ou Cuba, etc. E claro, no Canadá.

No Canadá, como sempre, a corrida Terry Fox é realizada no segundo Domingo de Setembro, após o Dia do Trabalhador.A XXV Maratona da Esperança Terry Fox acontecerá amanhã, 17 de Setembro.

Terry Fox um canadiano que decidiu bater-se denodadamente contra a morte, contra o cancro que o vitimaria. Enfrentou, como só os verdadeiros homens o podem fazer, um destino impiedoso.Venceu.

publicado por armando ésse às 10:34
Tags:

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12

17
18
19
20
21
22

24
26
29
30


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO