A FÁBRICA

Outubro 25 2006

O Humor Negro, melhor dizendo, o Miguel Velhinho, passou as crónicas do seu blogue, A Razão tem sempre Cliente, a livro. Penso que fui o primeiro blogger a dizer-lhe que as crónicas que ele escrevia, mereciam ser editadas em livro, por isso sinto-me contente, com a edição deste livro. Para além de estar contente, já o encomendei.
Com prefácio de Edson Athayde, o livro é uma caricatura de Portugal e dos Portugueses na boa tradição lusa de escárnio e maldizer. A Razão Tem Sempre Cliente é assim um retrato da alma lusa que reúne cerca de 150 crónicas que versam sobre os mais variados temas da actualidade: da Razão da Saudade, à Razão do Orgasmo, passando pela Razão da Improdutividade, pela Razão da Borla ou pela Razão do Fado, de Fátima e do Futebol. Enfim, razões de sobra para não perder este livro hilariante e acutilante.
Diz Edson Athayde: “Gosto de quem não tem medo de afirmar. Mesmo sabendo que amanhã pode mudar de opinião. Mesmo sabendo que por ter uma razão, não significa que todas as outras pessoas tenham que ter a mesma. É aqui que reside uma das grandes diferenças entre os chamados “fazedores de opinião” e os cronistas.Os cronistas querem é ter o prazer da narrativa e da escrita. Querem descrever, contar, aumentar um ponto e fazer um conto. Diferente dos comentadores tradicionais sempre hirtos e solenes na sua necessidade de explicar ao gentio que o mundo ou é preto ou é branco, nunca cinza. […]É um livro de crónicas, sim senhor. Dentro da melhor tradição lusa de escárnio e maldizer. São textos mais concisos do que curtos que tentam fazer a radiografia da nação com doses cavalares de material radioactivo. Típico método de quem não está à procura do melhor tratamento para o enfermo (até porque sabe que o doente é incurável nas suas manias, defeitos e feitios) e sim de uma forma de registar para a posteridade os pontos negros que tinha na alma.Alma. Estamos, pois claro, a falar da alma lusa. Sempre sob a forma de uma divertida caricatura.”

Título: A Razão Tem Sempre Cliente
Autor: Miguel Velhinho
Editor: 101 Noites
PVP: 16 euros

Se o livro for comprado on-line, será autografado pelo autor: http://www.101noites.com/encomendas.html
Texto das 101 Noites.
publicado por armando ésse às 14:35

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
21

22
23
24
26
28

29
31


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO