A FÁBRICA

Abril 10 2008

Advertising Agency: TBWA
Copywriters: TERAN/TBWA
.
A empresa sueca produtora da Absolut Vodka, foi obrigada a retirar este anúncio da bebida no México, devido à polémica causada pelo mapa, que estende o território mexicano, até aos limites anteriores à guerra com Estados Unidos (1846-1848).
A publicidade da discórdia faz parte da campanha “In an Absolut World”, na qual a companhia convida os consumidores de cada país a distintas visões de um mundo supostamente ideal.
O mapa utilizado, situa sob controle mexicano os actuais estados do Texas, Califórnia, Arizona, Nevada, Utah, Novo México e oeste do Colorado, territórios que o México perdeu para os Estados Unidos com a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo, que colocou fim ao conflito entre as duas nações.
Toda a história aqui.
.
Esta polémica faz-me recordar uma estória que se passou comigo, há uns anos atrás. Estava com um amigo francês, em Phnom Penh, numa reunião com cinco cambojanos, que eu não conhecia mas que o Jean Pierre Sebastia, é este o nome dele, conhecia, pois já tinha tido anteriores contactos.
Durante a reunião, perguntaram-me se eu era francês, ao qual respondi que, não senhor, era português.
Ora bem, pela cara com que ficaram, viu-se que os indivíduos não faziam a mínima ideia o que era ser português e onde ficaria esse país chamado Portugal.
O meu amigo, que tem uma veia de comediante, lá lhes explicou, que Portugal era uma região de França, banhada pelo Atlântico. Os cambojanos ficaram muito satisfeitos, com a informação.
Eu retorqui: Jean Pierre, fizestes em dez segundos, o que Napoleão não conseguiu fazer com três invasões do país: anexar Portugal.
...Foi um bom momento de humor.
publicado por armando ésse às 07:34

mais sobre mim
Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13

21
25



pesquisar
 
blogs SAPO