Passam hoje 63 anos, do ataque japonês a Pearl Harbor.
O dia que Franklin Delano Roosevelt, considerou como o "dia de infâmia", e fez com que os Estados Unidos da América entrassem na Segunda Guerra Mundial.
Cronologia de um ataque relâmpago:
6H20- A esquadra japonesa está a 250 milhas de Pearl Harbor.
7H02-Uma grande mancha surge no radar.É identificada como um numeroso grupo de aviões, localizado a 137 milhas.
7H06-Alarmados os operadores de radar contactam o Centro de Informação de Fort Shafer,de onde lhes dizem que os aviões observados poderão ser dos porta-aviões da base de Pearl Harbor ou bombardeiros B-17 vindos da Califórnia. Insistem e recebem como resposta,"não se importem com isso".
7H55- Caem as primeiras bombas e torpedos sobre a esquadra ancorada à volta da ilhota Ford, em Pearl Harbor.O ataque japonês faz-se com 54 bombardeiros de voo picado,50 de voo horizontal e 40 aviões torpedeiros.
7H58- O couraçado Arizona é atingido por torpedos e bombas e afunda-se em nove minutos.
8H25-Quatro couraçados gravemente danificados:West Virgínia, Tennessee, Nevada e Maryland, além de vários cruzadores e contra-torpedeiros.
8H40- Segunda vaga de aviões:81 bombardeiros de voo picado,54 de voo horizontal, 36 caças atacam o que resta da esquadra americana.O couraçado West Virgínia é atingido em cheio e explode.Pouco depois explodem os couraçados Pennsylvania,Califórnia, muitos cruzadores e navios auxiliares.
9H45 - Pearl Harbor está devastada.Perdas americanas:2403 mortos,1178 feridos, 18 navios e 347 aviões.Perdas japonesas:28 aviões,três submarinos de bolso e 55 aviadores.