A FÁBRICA

Março 12 2008

A organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras assinala hoje o 1º Dia Internacional da Liberdade de Expressão Online. A iniciativa assume-se como mais uma forma de pressão junto dos governos que perseguem os movimentos online anti-regime.
Esta iniciativa da organização Repórteres Sem Fronteiras tem o objectivo de envolver os utilizadores de Internet, solicitando a sua participação numa campanha que decorre durante todo o dia de quarta-feira, oferecendo a possibilidade de registar denúncias sobre actos de repressão da liberdade de expressão na Internet.
Todos os sites, blogues e outras plataformas web interessadas em aderir à campanha e exibir os anúncios alusivos podem faze-lo contactando a organização, que procura com esta iniciativa pressionar os governos dos países considerados inimigos da Internet: Arábia Saudita, Bielo-Rússia, Mianmar, China, Coreia do Norte, Cuba, Egipto, Etiópia, Irão, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turquemenistão, Vietname e Zimbábue.
Os interessados em participar na campanha podem passar uma mensagem utilizando um avatar e dirigi-la a um dos 9 países identificados como repressores da liberdade de expressão online.
No comunicado em que divulga a iniciativa a RSF lembra que os autores de blogues são os principais visados pelos governos repressores e recorda que estão hoje presos em todo o mundo 62 ciber-dissidentes por expressarem as suas opiniões livres na Internet.
O 1º Dia Internacional da Liberdade de Expressão Online - com início às 10 horas de hoje e fim às 10 horas da manhã de amanhã - decorre em simultâneo com a segunda edição das 24 horas de demonstração online contra a censura, uma iniciativa com o mesmo objectivo que incentiva os utilizadores a partilharem testemunhos.
A UNESCO que tinha dado o seu patrocínio a esta iniciativa retirou-o à última da hora, por pressão de alguns dos 15 estados que fazem parte dos inimigos da internet.
Devido ao tráfego intenso no site dos Repórteres Sem Fronteiras, os links poderão demorar a abrir.
publicado por armando ésse às 08:37

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
14


23
29

31


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO